Literando pensamentos

Espaço voltado para tudo que for relacionado à literatura, filosofia... E também comentáros sempre líricos com relação à nossa vida...

Wednesday, November 29, 2006

Mais lirismo confuso

Olá de novo.
Na semana passada eu estava pensando em coisas sem o menor sentido (como sempre) e mais um pensamento me chamou a atenção. Então reseolvi compartilhar com vocês (?):
Como podemos ter certeza de que estamos aqui se só podemos confiar em nossa visão? Para mim, é praticamente impossível pensar que existimos só porque podemos nos ver. Tocar também pode ser algo enganador, porque só tocamos o quê podemos ver. E outra coisa: como sabemos que existe o invisível, o inexistente?
O que vocês (?) acham?

Tuesday, November 28, 2006

Pensamentos mais

Voltei depois de um tempinho longe, mas agora eu quero escrever algo que me vem à cabeça de vez em quando.
Não sei se sei o que estou dizendo, mas quero dizer assim mesmo. Estou confuso com o que vejo, mas o pior de tudo é que o que vejo me deixa ainda mais fascinado com o que não entendo. Quero entender tudo, mas acabo entendendo menos. E isso não é legal. O quê vocês (?) acham disso?

Saturday, November 11, 2006

Primeiro post

Este é o meu primeiro post! Que alegria! Espero que vocês gostem deste blog. Quero deixar aqui como boas-vindas para todos este texto de Clarice Lispector:

Escrever, Humildade, Técnica
Clarice Lispector
Essa incapacidade de atingir, de entender, é que faz com que eu, por instinto de... de quê? procure um modo de falar que me leve mais depressa ao entendimento. Esse modo, esse "estilo" (!), já foi chamado de várias coisas, mas não do que realmente e apenas é: uma procura humilde. Nunca tive um só problema de expressão, meu problema é muito mais grave: é o de concepção. Quando falo em "humildade" refiro-me à humildade no sentido cristão (como ideal a poder ser alcançado ou não); refiro-me à humildade que vem da plena consciência de se ser realmente incapaz. E refiro-me à humildade como técnica. Virgem Maria, até eu mesma me assustei com minha falta de pudor; mas é que não é. Humildade com técnica é o seguinte: só se aproximando com humildade da coisa é que ela não escapa totalmente. Descobri este tipo de humildade, o que não deixa de ser uma forma engraçada de orgulho. Orgulho não é pecado, pelo menos não grave: orgulho é coisa infantil em que se cai como se cai em gulodice. Só que orgulho tem a enorme desvantagem de ser um erro grave, com todo o atraso que erro dá à vida, faz perder muito tempo.
Texto extraído do livro "A Descoberta do Mundo", Editora Rocco - Rio de Janeiro, 1999.